Circuito das grutas - Minas Gerais

CIRCUITO_DAS_GRUTAS.jpg
faixa_tribal.gif
Rei_do_mato.jpg

Compõem este Circuito os municípios de Baldim, Capim Branco, Cordisburgo, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos e Sete Lagoas.

Das centenas de grutas que se encontram em Minas Gerais, um expressivo número se concentra nesses municípios, incluindo as três mais famosas: a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo; a da Lapinha, em Lagoa Santa; e a do Rei do Mato, em Sete Lagoas (foto ao lado).

Visitar uma gruta mineira é experimentar o prazer indescritível de desvendar os segredos do subsolo deste Estado, que nos revela rios, cachoeiras, magníficas formações de estalactites e estalagmites, ossadas humanas, e grandes animais extintos, materiais líticos trabalhados com artes ancestrais, raridades de formações calcárias, inscrições rupestres, entre tantas outras surpresas que aguardam os turistas. Essas riquezas espeleológicas e as pinturas rupestres, com marcas dos primeiros habitantes, levam o visitante a proveitosas reflexões.

A descrição mais adequada é a de um de seus maiores e importantes exploradores e estudiosos, o dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que assim declarou sobre a Gruta do Maquiné: "A mais rica imaginação poética não saberia engendrar uma tão esplêndida morada para os seres maravilhosos; diante desta notável gruta, ela seria forçada a confessar sua impotência [...] quanto a mim, confesso que, seja quanto à natureza, quanto à arte, jamais contemplei algo tão maravilhoso".

Devem ser citadas as seguintes grutas: Irmãos Piriás e Escadas, em Matozinhos; Morena, em Cordisburgo; Túneis e Pacas, em Lagoa Santa; e Baú e Jardineira, em Pedro Leopoldo. Há muitas que ainda não estão abertas à visitação, como a de Ballet, em Matozinhos, cujo painel de pintura rupestre, um ritual dedicado à fecundidade, impressiona pela riqueza de sua capacidade de comunicação.

Mas, por não possuírem infraestrutura turística nem plano de manejo, essas grutas só podem ser visitadas mediante autorização expressa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos Renováveis (IBAMA/CECAV) (Tel.: 31 3299-0700), e do proprietário, quando estiver em área particular. É bom lembrar que algumas cavernas, grutas, lapas ou abrigos que possuem inscrições rupestres podem requerer também autorização de órgãos como o IEPHA-MG ou o IPHAN.

O Circuito das Grutas é um dos portões de entrada do Estado, já que, no município de Confins, está o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, conhecido como Aeroporto de Confins. Em Cordisburgo, terra do renomado escritor João Guimarães Rosa, o museu em sua homenagem, instalado na casa em que viveu seus primeiros anos de idade, e a famosa Gruta do Maquiné são visitas muito recomendadas.

 

Fonte: www.descubraminas.com.br

CAVERNAS_EM_MG.jpg
faixa_tribal.gif

Conheça mais sobre o projeto. Clique aqui e leia!